Fotógrafos e Produtores Culturais são o públicoalvo do encontro apoiado pelo Governo Municipal
Profissionais do segmento audiovisual ligados à Fundarpe (Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco), poderão participar, nesta quinta-feira, dia 3, de reunião que irá orientar os interessados sobre como inscrever seus projetos no Funcultura (Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura), que financia e incentiva a produção cultural no Estado.
Com o apoio da Fundação de Cultura, o encontro será realizado no Museu do Barro, das 16h às 18h, sob a direção do fotógrafo caruaruense Geison Magno, atual coordenador de fotografia da Fundarpe. São esperados mais de 20 profissionais, entre artistas, fotógrafos e produtores culturais da cidade.
Geison Magno mostrará as melhores formas de se obter o patrocínio financeiro do Funcultura, informando quais os tipos de projetos que podem ser beneficiados. Nove linguagens artísticas serão incluídas. Somente para fotografia, há recursos da ordem de R$ 1,6 milhão. Terão a chance de ser contemplados projetos como exposições, lançamento de livros, revistas, sites, linhas de ação para pesquisas culturais em acervos públicos e privados, além de formação de oficinas de capacitação. “Desde que inscritos na Fundarpe, pessoas físicas ou jurídicas, e pontos de cultura já atuantes podem se inscrever, bastando o projeto apresentado pertencer ao segmento audiovisual”, destacou Magno.
A avaliação terá critérios como valor cultural e qualidade técnica do projeto, qualificação do produtor cultural e equipe, bem como aspectos sociais, a exemplo de geração de trabalho e renda. “Muita gente não sabe que pode recorrer a esse tipo de patrocínio, que tem o objetivo de fortalecer uma política pública de cultura com base na concorrência livre, levando o talento a se sobrepor ao apadrinhamento”, observou o fotógrafo.
Para o diretor da Fundação de Cultura de Caruaru, Djair Vasconcelos, o encontro da quinta-feira trará forte incentivo aos que desenvolvem atividades criativas no município. “Serão levadas informações preciosas aos participantes do evento, o que trará benefícios ao nosso meio cultural”, pontuou Vasconcelos.
PS DO BLOG: Excelente oportunidade para os profissionais da área. Em 2007, quando este blogueiro era o Coordenador Superior de Ações Culturais da Fundação de Cultura de Caruaru, conseguimos estabelecer parcerias com a Funarte - Fundação Nacional de Artes, do Ministério da Cultura. Numa delas, trouxemos a oficina Imagens Reflexivas, com a artista visual carioca Joana Traub e que contou com a participação de diversos profissionais como Carlos Sá e Antonio Preggo, entre outros. Naquela ocasião, a grande preocupação era aperfeiçoar as técnicas e promover o intercâmbio entre o Sudeste e Nordeste brasileiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário