domingo, 19 de dezembro de 2010

EU E TONY GEL. ACABOU NOSSO SONHO REAL E ATREVIDO?


Todo mundo sabe e conhece minha ligação com o grupo político do ex-prefeito, ex-vereador e agora deputado estadual eleito Tony Gel. O conheci em 2000, quando num convite inesperado conversamos sobre o mundo artístico e cultural da nossa cidade. Eleito prefeito, fui convidado para assumir o cargo de Diretor de Ações Culturais da Fundação de Cultura de Caruaru. Aos poucos, com apoio de vários companheiros e companheiras da pasta, implantamos uma série de mudanças substanciais na política cultural da cidade. É impossivel relatar todas. São inúmeras. Mas gosto muito de destacar algumas das essências da nossa passagem pelo cargo. Uma delas, foi a humanização no atendimento ao artista caruaruense. Em todos os momentos estabelecemos uma relação de sinceridade e objetividade com a classe artística. Renovamos o São João com uma infraestrutura que hoje ecoa nas mentes dos que guardam na memória a evolução técnica do maior de nossos eventos e que multiplicou sua força no cenário nacional. Apenas uma constatação simples: o artista de Caruaru passou a ter o mesmo tratamento profissional que as "estrelas" nacionais. E não foi só o São João. Passamos a investir na qualificação desses artistas. Trouxemos "tecnologia" humana para ajudar nessa qualificação. Teatro, Dança, Música, Artes Plásticas sofreram intensos workshops e oficinas no intuito de trocar experiências com outras praças. Nem dá para enumerá-los agora, fica para outra ocasião.
Voltando a Tony Gel, sempre dediquei-lhe o meu maior apreço. Da sua possibilidade, concluimos muitos dos projetos vencedores. A dura realidade de investimentos em Cultura é uma dificuldade secular que espero um dia alguém consiga solucionar. Sempre acreditarei na coletividade e organização da classe artística. A essa classe digo que nenhum prefeito contemporâneo ajudou mais e melhor do que Tony Gel, usando nosso trabalho na Fundação de Cultura como instrumento. Mesmo após sua (e minha) saída da prefeitura e por quase três anos, o acompanhei em toda a sua trajetória vitoriosa, mesmo quando questionável.
Mas após esse período e com as necessidades materiais e de desafios e novos horizontes estou migrando para um outro grupo político que tem como base a região metropolitana. E após uma conversa franca e gentil nos despedimos, eu e Tony Gel, com a alegria de quem se respeita mútua e orgulhosamente. O futuro, todos sabem, a Deus pertence. Queira ele que possamos nos encontrar vitoriosos lá na frente. Afinal, respondendo, um sonho real e atrevido nunca acaba.

Um comentário:

  1. Cláudio, que os novos desafios convertam-se em vitórias. Sucesso para você.

    Abs.

    Murilo Souto Maior

    ResponderExcluir