segunda-feira, 30 de agosto de 2010

DE QUEM SERÁ A CULPA QUANDO SERRA PERDER?

Não se deve esquecer (e muito menos menosprezar) a força do mito Lula nessas eleições. O fenômeno da transferência de votos está acontecendo numa escala nunca antes imaginada e vai arrastando também a alavancagem dos numeros dos candidatos aos governos e ao Senado. Mas afora isto, a que se deve o fato de Serra ter despencado nas pesquisas de intenção de voto? Duas explicações possíveis. A primeira é que o próprio candidato é um gerentão capaz, mas sofre do mal que acomete os tucanos nas últimas eleições: carisma zero. A segunda, que parece mais clara, é a total falta de sintonia do marketing da campanha com a necessidade de mudança de rumo do eleitorado. Começou com a história absurda de inserir Lula no guia e passa atualmente com a frouxidão de não criticá-lo por erros cometidos na sua gestão. Não para ser ou parecer ser o anti-Lula, mas essencialmente para se diferenciar daquilo que mais o aproxima de Dilma, que é a continuidade. Sem rever esses conceitos, fica cada vez mais difícil. Até agora, o marketing tá levando bola nas costas.

Um comentário:

  1. Claudio, com seu título negativo, como poder criticar o marketing? A eleição Nao terminou. A luta é Ardua, mas Nao acredito que todo o Brasil votara em que Nao conhece e que Nao quer ser conhecida. A Filha do deus minúsculo molusco.Serra ouMarina, ainda tem gente que preza peloseu voto.

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