Usina nuclear de Fukushima explode e espalha medo no Japão e no mundo |
Há décadas atrás foi Chernobyl, na Ucrânia, então membro da União Soviética, agora Fukushima, no Japão. O mundo inteiro sabe dos benefícios do uso da energia produzida pelas usinas nucleares. Em alguns lugares, como o próprio Japão, custa menos em função justamente do país não possuir quase nenhuma outra fonte de energia.
Bom, mas o que dizer do Brasil. Um país que possui no Nordeste uma fonte inesgotável de energia eólica (dos ventos) e solar, com um sol cada vez mais escaldante o ano inteiro, querer investir em energia nuclear, parece brincadeira de mau gosto. Dizem que o investimento pode chegar a dez bilhões de dólares, é o preço que poderá custar a vida de milhares de nordestinos com a cada vez mais possível instalação dessas usinas por aqui.
Ora, mas todos sabem que no Brasil não há terremotos, dirão alguns. Não se trata disso, por mais óbvio que seja. Trata-se de que por qualquer motivo simples, como os apagões que se tornaram realidade nesta década, estas usinas poderão gerar além da energia, o combustível suficiente para matar nosso povo.
Se o governo federal quer investir em energia, que se possa produzir as renováveis e limpas. Usina nuclear é e sempre será uma bomba relógio prestes a explodir ali na esquina.
Nenhum comentário:
Postar um comentário