terça-feira, 15 de janeiro de 2013

ADÉLIO LIMA – A Personalidade do Ano



Caruaruense Adélio Lima faz sucesso no cinema e agora na TV
Foto: TV Globo/Raphael Dias/Divulgação

Desculpem senhores empresários e comerciantes.
Desculpem senhores industriais.
Desculpem senhores prestadores de serviço.

Sabemos muito a importância dos senhores e senhoras na roda viva do desenvolvimento da nossa Caruaru. Mas, em 2012, não foram seus produtos maravilhosos que saltaram aos olhos dos seus ávidos consumidores. Este ano, a exemplo de outros que muitos de vocês mesmos desconhecem, foi de um cara da seara que afirmo ser a mais importante da cidade, a Cultura caruaruense. E quis o destino que a personalidade do ano fosse um negro ator do bairro do Salgado e que sempre lutou para ser um bom homem e pai de família. Quis o destino que durante a sua vida adulta o Teatro fosse sua grande escola de vida e de talento. Quis o destino que o seu nome, Adélio Lima, estampasse uma produção cinematográfica que retratasse um dos nordestinos mais queridos do país.

Adélio Lima representa muito bem o estigma que a classe artística caruaruense produz há muito tempo. A eterna cegueira do poder público em abrir espaço, estabelecer políticas públicas para que outros iguais pudessem aparecer para o mundo. Ou não foi assim com outros, mesmo tendo participado de grandes produções Brasil afora? Não fosse a determinação pessoal de alguns, como Adélio, pareceria que o palco não brilharia nunca.

O filme Gonzaga – De Pai pra Filho, que teve mais de 2,5 milhões de espectadores nas salas de cinema e que a Globo exibe a partir de hoje como minissérie, merecia ser exibida em praça pública para que todos pudessem ver a grandiosidade não só de Luiz Gonzaga, mas o poder artístico que este caruaruense sempre teve e que só aguardava uma oportunidade. Talvez ele nunca mais faça cinema ou TV, talvez ele volte a fazer seu teatrinho básico no cada vez mais sucateado Teatro João Lyra Filho ou no Rui Limeira Rosal ou até mesmo voltará durante o São João, quando várias vezes lhe foi negada a possibilidade de exibir o mesmo talento de sempre. Mas aí ele já terá mais uma história rica para contar, a de que, além de ter sido Cancão de Fogo, ele já foi o Padre, o filho do Coronel e tantos outros e que num dia inesquecível para ele e seus amigos e admiradores de sempre, ele foi o maior nordestino de todos.

Evoé, Adélio!

Que os deuses deem mais aos teus filhos do que o que tu encontraste. E que teu maior patrimônio, a sua integridade, nunca seja abalada por nada.

Ah. Já ia esquecendo... não peço desculpa aos políticos caruaruenses que ignoram ou usam como decoração nossa Cultura e nossos artistas. Ele viraram semideuses e esperam sempre que os adoremos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário