terça-feira, 22 de maio de 2012

ROBERTO MAGALHÃES É DESTAQUE NO ENCERRAMENTO DA FRENTE PARLAMENTAR DE COMUNICAÇÃO


Frente Parlamentar encerrou ciclo de debates com palestra do ex-governador de Pernambuco Roberto Magalhães




A Palestra Direitos Humanos e Liberdade de Imprensa, proferida pelo ex-governador Roberto Magalhães, encerrou, ontem, as atividades da Frente Parlamentar de Comunicação da Assembleia Legislativa, instalada em junho de 2011. “Foi um grande exercício de política interativa que enriqueceu o trabalho e possibilitou um diagnóstico do cenário da comunicação no Estado”, frisou o coordenador da Frente, deputado Ricardo Costa (PTC).

O relatório final com as sugestões colhidas será encaminhado aos parlamentares e poderá se transformar em proposições. “Agradeço a todos os parlamentares pelo apoio”, acrescentou Costa, referindo-se também ao presidente da Alepe, deputado Guilherme Uchoa (PDT), que participou do evento; demais integrantes da Mesa Diretora e da Frente, além dos funcionários do Parlamento. No período, foram realizadas 22 audiências públicas. Onze em cidades do Interior e as demais na Região Metropolitana do Recife, a fim de ouvir sugestões dos setores da cadeia produtiva da comunicação, sociedade civil, professores, estudantes, empresários e políticos. Todos abordaram os seguintes eixos temáticos: Educação, Mídia Digital, Comunicação Participativa, Economia, Instituições e Legislação.

Para Roberto Magalhães, não há democracia sem liberdade de imprensa. “Mesmo que o presidente tenha sido eleito pelo voto popular, não adianta ter um regime democrático e fazer um governo autoritário a exemplo das atuais gestões da Argentina e do Equador. Afinal, a imprensa é fundamental à democracia”, avaliou, acrescentando comentários favoráveis a várias Constituições como a da França e a dos Estados Unidos, no que diz respeito ao tema.

Por fim, Magalhães sugeriu ao colegiado parlamentar a criação de um Comitê Estadual de Comunicação e a adoção de incentivos à produção independente. Também integram a Frente os deputados Ângelo Ferreira (PSB), Aluísio Lessa (PSB), Eriberto Medeiros (PTC), Everaldo Cabral (PTB) e Tony Gel (DEM). No final da reunião Magalhães e Costa receberam uma homenagem do 19º Grupo de Escoteiros Criança - Cidadã, vinculado a União dos Escoteiros do Brasil, representado pela vice-presidente Ednalda Morais. Fizeram-se presente na Audiência: o deputado federal Raul Henry, os deputados estaduais Zé Maurício, Ossésio Silva, Eriberto Medeiros, Júlio Cavalcanti e Augusto César.

Platéia no auditório da Alepe, com destaque para o presidente Guilherme Uchôa, que ouviu atentamente a palestra

Nenhum comentário:

Postar um comentário