A polêmica causada pela derrubada de uma mangueira no Teatro João Lyra Filho repercute. Após ser acusada de conivência, a Associação dos Artistas de Caruaru, através do seu presidente Nelson Lima, enviou resposta, dirigida a todos os artistas, sobre o caso e expôs ainda mais os problemas vivido pelo Teatro. O texto, em tom de desabafo, marca o descompasso entre todos e tudo que circunda aquela histórica casa de espetáculos. Eis o texto na íntegra:
Ô PÉ DE MANGA VALOROSO!
No dia 11 de novembro do corrente ano, foi ceifada uma vida vegetal. Tratava-se de uma vida da família das Anacardiáceas (Mangifera indica) de origem asiática, de flores pequeninas e ordenadas em tirsos, e cujo fruto é uma drupa carnosa e saborosa do qual há inúmeras variedades. Isso mesmo. Mataram um pé de manga que tinha plantado na frente da bileteria do Teatro João Lyra Filho, Caruaru-PE. Agora, temos um pé de manga a menos em Caruaru.
Quem já não saboreou uma manga. Quem já não experimentou um suco, doce, creme, torta ou flan de manga.
Pois bem, e o que dizer do Teatro do referido pé de manga? Que só esse ano, durante dois espetáculos, em datas diferentes, teve problemas na parte elétrica, entrando em curto e se apagando tudo. Se não fosse os milagreiros/técnicos do Teatro, Marcos e Marcelo Mota, o prejuízo teria sido grande. Dos vários artistas presentes, nenhum fez ALARDE para sensibilizar autoridades.
O que dizer da cobertura do Teatro com várias goteiras, incusive uma, em cima de um dos aparelhos de ar, deixando-o inutilizável. Nenhum artista ALARDEOU!
O que dizer dos banheiros que precisam de reforma geral; dos camarins que precisam ser adaptados; de um galpão para depósito que precisa ser construído; do saneamento que não tem. Nós artistas sabemos e não ALARDEAMOS!
E tem mais, o que falar dos precários refletores; da fiação insuficiente; da falta de opções de varas; de uma cabine de iluminação menos PERIGOSA,de se operar. O artista sabe e não ALARDEIA!
Inclusive, a morte do pé de manga foi assunto até na nossa honrada Câmara de Vereadores. Interessante é que no ano passado, durante a reforma encabeçada pela Prefeitura, via Fundação de Cultura, fizeram o mesmo com um pé de goiaba! E nem se quer foi notado, muito menos ALARDEADO.
Daí dizer: Ô PÉ DE MANGA VALOROSO!
No mais, convoco os artistas para que ALARDEEMOS juntos em prol dessa casa de espetáculos, única que temos, presenteada pela família Lyra.
Nelson Lima
Presidente da ASSARTIC
NOTA DO BLOG
Naturalmente, o presidente da Associação dos Artistas não se refere a este blog, que sempre denunciou a insensibilidade da família proprietária do Teatro e a inércia da Assartic. Vale lembrar também que o presidente, desde as primeiras denúncias deste blog, defendeu as "reformas" protagonizadas pela Fundação de Cultura e Turismo de Caruaru e que nós criticamos tanto a "maquiagem" feita, quanto a versão dos valores do investimento (alardeados R$ 140 mil), por entender que os problemas estruturais do Teatro João Lyra Filho eram (e agora ainda mais) gravíssimos e prioritários.
De fato, a reforma de 2009, teve mais ALARDE do que reforma!!!
ResponderExcluirNelson Lima