quarta-feira, 13 de outubro de 2010

10 PERGUNTAS PARA...Prazeres Barbosa

O blog inicia hoje uma nova série. 10 Perguntas Para... é uma entrevista com diversas pessoas públicas e que, de alguma forma, contribuem com o crescimento e divulgação da cidade de Caruaru. Dessa forma, o blog busca ampliar a participação dessas pessoas no universo da internet, proporcionando maior conhecimento aos internautas que o acessam.

Prazeres Barbosa. Auge da carreira artística aos 60 anos

Na Caruaru contemporânea, Prazeres Barbosa é hoje a artista mais famosa. Dona de uma franqueza peculiar, ela conseguiu arrebatar grandes públicos durante anos, desde a sua estreia nos palcos caruaruenses. Radicada a quase três anos no Rio de Janeiro, cuja mudança provocou uma evolução espantosa da sua vida profissional, Prazeres Barbosa conta como anda sua vida e seu trabalho. Acompanhe.


BLOG - 60 anos de vida. Como se sente contando essa história? Deu pra contar tudo?
PRAZERES BARBOSA – Uma trajetória, ativa, de 60 anos não dar pra registrar tudo, entretanto encontra-se eternizado alguns fatos da minha infância aos dias atuais. Encontro-me em estado de graça. A sensação que ora desfruto, quando do lançamento do livro/biografia “PRAZER EM CONHECER”, em Caruaru, é a mesma de quando entrei no PROJAC, pela primeira vez, e fui recebida com o carinho do elenco fixo do seriado A DIARISTA. Momentos com este não sei descrever, só sei sentir. Obrigada, amigos de Caruaru!

BLOG – Como aconteceu a aproximação com Fernandino Neto?
PB – Nós não nos conhecíamos. Na época em que ele estava cursando Jornalismo, na FAVIP, foi fazer uma entrevista comigo, em minha casa, como trabalho de Faculdade. Viu que a minha residência parecia um “museu” e bisbilhotou, na imprensa local/regional/nacional, e achou que era uma trajetória interessante de registro. Daí por diante, com a entrevista publicada no Jornal Vanguarda, onde estagiara, junto às informações curriculares e o aval do corpo docente da Faculdade, decidiu que o seu TCC seria minha biografia. Ele falou do seu intento e eu lhe dei carta branca.

BLOG – Como você define a importância da sua atuação artística para as gerações futuras?
PB – Acredito que essa resposta esteja na obra “PRAZER EM CONHECER” – Seis décadas de Prazeres Barbosa. É lá que está consumada a minha contribuição para os que aí estão e para os que hão de vir. Leiam, analisem e tirem proveito do que lhes convier!

BLOG – Agora que você vive no Rio de janeiro, como avalia a cena cultural de Pernambuco, especialmente Caruaru?
PB – Como sou bairrista, com muito orgulho, enxergo Pernambuco o topo do que há em manifestações culturais. Somos ricos no artesanato, folclore, dança, artes plásticas, cordéis, cerâmica, cinema e teatro. Insiro Caruaru nesse contexto, pois sempre apostei no talento e competência da classe artística. Se eles se desafiassem mais, certamente estariam em outro contexto. Talento é o que não lhes falta!

A atriz em cena com o ator Marcos Palmeira, em cena de novela

BLOG – Você deixou um pouco de fazer teatro para se dedicar a Televisão e Cinema. Como tem sido trabalhar na Rede Globo? E como foi fazer o filme com Sylvester Stallone?
PB- A vida é composta de ciclos. Acredito que, nesse momento, as portas da TV e Cinema estão se abrindo para mim motivado pelo meu biotipo e disponibilidade. Como sempre acreditei que não preciso ter pressa e que “...a burrinha da felicidade nunca se atrasa...” deleito-me a cada convite e curto-os como se fosse o último. Pra ser feliz não precisa se ter muito, basta ser feliz com o que nos toca; E isso eu administro muito bem! Trabalhar na Rede Globo é o sonho de 10 entre 10 artistas. Me belisco e sinto que a ficha ainda não caiu. Estou degustando um dia por vez. Serei cautelosa ao subir degraus! Quanto a filmar com Sylveter Stalonne foi algo surpreendente. Estava além dos meus sonhos. E olha que eu sonho, hem?kkkkkk

BLOG – Quais as pessoas que marcaram sua vida pra sempre?
PB – Sozinhos não somos nada e não chegamos a lugar algum. Tenho uma trajetória rica em aprendizado e isso não acaba em nomes, mas em criaturas que nos fizeram alcançar patamares inimagináveis. Não citarei nomes, pois o esquecimento de alguns deixará um marco de ingratidão (isso não faz parte da minha história de vida), pois a vaidade humana jamais me perdoaria. O que seria de mim sem minha família, meu filho, meu marido, meus diretores de teatro, minha Cia. de Teatro, minhas diretoras de escolas, os empresários, os colunistas, os amigos, a imprensa falada escrita e televisada...??? Eles são peça-chave para a conclusão desse quebra-cabeças chamado Prazeres Barbosa. Minha gratidão a todos que me estenderam os braços e abriram o seu coração para me acolher!

BLOG – Você já foi professora. Num mundo digital, que papel a Educação pode revelar para a Arte e Cultura?
PB - Eu não acredito na Educação sem Arte, nem Arte dissociada da Educação. Elas estão para outra como o amor para o sexo, a água para a vida, o filho para a mãe. Vejo o mundo digital como ampliação de conceitos e multiplicador de possibilidades. O que nos falta é mão de obra especializada/humanizada, para tirar proveito da tecnologia aliando o interesse da juventude, garantindo assim um resultado mais humano e racional. EU APOSTO TODAS AS FICHAS NO HUMANO, NA ARTE, NA EDUCAÇÃO.

Prazeres Barbosa e seu biógrafo Fernandino Neto
BLOG – A sua relação com o público de Caruaru e da região sempre foi muito extensa. Como é que está esse público, agora, depois da projeção nacional do seu nome?
PB - A melhor coisa do mundo é saber construir uma carreira com parceria. Aprendi, desde cedo, que a vida só tem sentido quando aliada a pessoas que apostam na gente e têm o colo para chorar. Sinto a vibração dos companheiros, fiéis, e sei que isso nos une cada vez mais. Não mudei em nada. Sou a mesma de sempre. Eu sou Prazeres de Todos os Tempos!

BLOG – Você se sente realizada ou ainda planeja seu futuro?
PB - Relembro as sábias palavras, de minha mãe: ” Enquanto viva, labutamos”. Sou intensa na minha essência. Nunca deixo para amanhã o que hoje posso fazer. Sou realizada com a concretização dos meus sonhos. Dia 02/10 completei 61 anos e me comporto como se tivesse 16, acredita? O meu futuro é o HOJE, vivido com qualidade de vida, e a certeza de que o AMANHÃ me aguarda de braços abertos.

BLOG – Quais os próximos trabalhos? Ainda volta à terrinha?
PB – Aprendi, com a vida, a não dizer NUNCA. Quero estar aberta a possibilidades e desafios. No momento, pretendo ficar aqui no Rio de Janeiro e visitar Caruaru, rever amigos e dançar o melhor forró do mundo! Quanto a trabalhos, estou bem servida, graças a Deus! Dia 08/10 estréio em TROPA DE ELITE 2. Ainda em outubro/novembro, estarei no seriado AFINAL O QUE QUEREM AS MULHERES? No final do ano estarei no Especial de Fim de Ano em comemoração aos 50 anos de Renato Aragão. Farei Dona Dinorah, sua mãe. Em janeiro/2011 estou escalada para a novela das 7h, de Walcyr Carrasco.Em 2011 estrearei nos palcos cariocas. E por aí vai! Deus seja louvado!


Capa do livro Prazer em Conhecer

Nenhum comentário:

Postar um comentário