É possível que nem o TCE tenha atinado ainda
.
Mas, dentre as recomendações feitas pelo TCE à Prefeitura de Araripina está, como já dito no Blog de Jamildo, uma é para que sejam suspensos os pagamentos referentes ao contrato celebrado com o contador Alberto Salles de Assunção Santos, "considerando que os procedimentos contábeis adotados pelo profissional são incompatíveis com a legislação, comprometem a transparência e desservem à administração orçamentária, financeira e patrimonial do município".
Pois bem, este mesmo contador já foi alvo da Polícia Federal quando da Operação "Gestão Plena", operação esta que se deu em 2008.
O mesmo Sr. Alberto de Assunção Santos foi preso naquela operação da PF juntamente com o então Prefeito de Toritama, Região Agreste de Pernambuco.
A Operação “Gestão Plena”, realizada em 2008 pela Polícia Federal, resultou na prisão de cinco pessoas acusadas de desviar verbas destinadas à saúde no município de Toritama, no Agreste do Estado. O prejuízo aos cofres públicos chegaria a R$ 1,5 milhão.
O Ministério Público Federal quando intentou, contra todos os envolvidos na Operação Gestão Plena, Ação Criminal perante a Justiça Federal em Pernambuco, não foi menos duro.
"A função de Alberto Sales de Assunção Santos, como advogado e contador da Prefeitura de Toritama/PE, era limpar as pistas deixadas pelos demais integrantes da quadrilha". (Processo nº 004706-35.2007.4.05.8300).
O Juiz Federal da 13ª Vara Federal, assim se pronunciou:
"Em relação à ausência de provas, ainda que em um juízo sumário, próprio desta fase processual, o certo é que o Parquet demonstrou cada etapa das operações de dissimulação e movimentação financeira, envolvendo os funcionários terceirizados, à época contratados pela Secretaria de Saúde do Estado de Pernambuco, Joaquim José do Nascimento (setor de informática - processamento de dados) e Leonardo Carvalho da Costa (setor financeiro), juntamente com os funcionários da Prefeitura de Toritama/PE Elizabeth Gonçalves da Silva (secretária de administração), Alberto Sales de Assunção Santos (advogado e contador) e Giovany Bezerra Calado (tesoureiro), todos em conluio com o então Prefeito de Toritama/PE, José Marcelo Marques de Andrade e Silva (f. 533/583)."
O Processo tramita na 13ª Vara Federal e está aguardando Sentença desde o dia 1º de setembro último.
FONTE: blogdejamildo.com.br
FONTE: blogdejamildo.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário